Válvula globo

As válvulas ou registros globo são equipamentos especificamente desenvolvidos para sistemas hidráulicos de combate a incêndios que possuem a função de fornecer água em pontos próximos ao foco de incêndio, visando minimizar os efeitos do fogo. De acordo com a ABNT NBR 16021 as válvulas para hidrantes possuem diâmetro de entrada DN específico de 2 ½ polegadas.

Este tipo de válvula possui uma saída roscada para o acoplamento de um dispositivo, denominado Adaptador Storz, o qual tem a função de realizar a conexão a uma mangueira para combate a incêndios ou a um Tampão Cego de proteção. No Interior da válvula existe um disco de vedação que se assenta em uma sede, esta acionada por uma haste que se desloca de forma ascendente, abrindo ou fechando totalmente a passagem de água.

Disponíveis em várias versões, as válvulas globo podem ser utilizadas em áreas residenciais, industriais ou navais, de acordo com a pressão nominal e especificações de cada projeto hidráulico. Preparamos abaixo uma breve lista de 7 coisas que você precisa saber sobre válvulas globo antes de comprá-las.

  1. Sua Estrutura
    De acordo com a ABNT NBR 16021:2011, as válvulas globo são constituídas por: volante, haste ou eixo, castelo ou tampa, corpo, vedação ou disco de vedação e sede.
    Componentes básicos de uma válvula para hidrante.

    Figura 1 – Componentes básicos de uma válvula para hidrante. Fonte: NBR 11861 (2011).

  2. Pressão Nominal
    A pressão nominal, segundo a ABNT 16021, é a pressão máxima de serviço permitida na entrada da válvula. Confira a tabela abaixo.

    Modelo

    Pressão Nominal

    PN10

    Até 10Kgf/cm² (1,0 Mpa)

    PN16

    Até 16Kgf/cm² (1,6 Mpa)

    PN20

    Até 20Kgf/cm² (2,0 Mpa)

    PN25

    Até 25Kgf/cm² (2,5 Mpa)

  3. Tipos de Rosca
    Geralmente, as válvulas globo são comercializadas com dois tipos diferentes de rosca: a BSP (British Standard Port) ou a NPT (National Pipe Taper). De acordo com a ABNT NBR 12912:1993, uma rosca tipo NPT ou cônica possui conicidade de 1º 47´do semiângulo, que permite, uma vedação por interferência, em geral sem o uso de vedantes. Já a BSP, ao contrário da NPT, possui padrão de rosca paralela.
  4. Sistema de Hidrante
    Como dissemos inicialmente, as válvulas globo são equipamentos que compõem um sistema de combate a incêndios que geralmente são formados por: Abrigo para Hidrante e Mangueira de IncêndioAdaptador e Chave Storz (engate rápido), Tampão Cego com Corrente (item não obrigatório) e Esguicho Regulável ou Jato Sólido, de acordo com as exigências das normas estaduais, do Corpo de Bombeiros e do projeto do sistema. É importante sempre atentar-se ao projeto e as dimensões disponíveis de cada produto, afim de tudo esteja dentro do planejado.
  5. Válvula Globo PN10 Predial e Tampa Fixa
    Tanto a Válvula Globo PN10 Predial quanto a Tampa Fixa, são destinadas à aplicações em que a pressão nominal não ultrapasse 10Kgf/cm² (1,0 Mpa), e o que difere uma da outra é o seu castelo. Ambos os modelos são desenvolvidos de acordo com a NBR 16021, e permitem a substituição de seus componentes como vedação, haste e volantes sem a remoção do corpo da válvula da tubulação.
    predial-e-tampa-fixa

    Figura 2 – Válvula Globo PN10 Predial e Válvula Globo PN10 Tampa Fixa

  6. Válvula Globo Monobloco
    A Válvula Globo Monobloco também pode ser utilizada em sistemas prediais de combate a incêndios. Diferentemente da PN10 Predial, a Monobloco possui corpo e castelo inteiriços, formando um único bloco. Assim como a Válvula Globo Tampa Fixa, permite também a substituição de seus componentes sem a remoção de seu corpo da tubulação.
    monobloco

    Figura 3 – Válvula Globo PN10 Monobloco

  7. Válvula Globo para Recalque
    Ao contrário das demais válvulas globo, a de recalque possui no lugar do volante, uma haste de engate para chave de manobra, restringindo sua abertura apenas à brigada de incêndio ou bombeiros. Dessa forma, evita-se o uso indevido da reserva técnica de combate a incêndio por desnecessariamente ou por vandalismo.
    recalque

    Figura 4 – Válvula Globo PN10 para Recalque

    Mantenha sempre o seu sistema de combate a incêndios em perfeitas condições de uso. Fique atento às manutenções e testes.

Sites Úteis

FIRE PREVENTION

Endereço:
Rua Turiuva, 118 Fundos - Del Castilho
Rio de Janeiro - RJ - 21051-220
Tel.: 21 4105-1456 / 21 96904-0934 / 21 98320-2646
E-mail: contato@firepreventionrj.com.br

logo bolacha

CBMERJ 06-088

Copyright © 2018 Fire Prevention . Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.